Programação
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A programação foi elaborada com o Horário de Brasília (UTC-03:00).
Domingo, 11/04
Abertura PCD21BR
Horário:
09:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
Evento de abertura do Processing Community Day 2021, aberto a todas as pessoas. Lançamento da galeria virtual de trabalhos da comunidade de programação criativa
workshop
Programando Coletivamente o Encontros Digitais
Horário:
10:00
Duração:
2 horas
Indicação:
todos os públicos
Esse é um esforço coletivo para adicionar/alterar/corrigir funcionalidades no Encontros Digitais. Nesta atividade vamos aprender como instalar o Encontros Digitais para rodar no seu computador. A partir disso, vamos aprender como alterar o código e enviar contribuições para melhorar a plataforma.
Requisitos:
O processo de instalação do Encontros Digitais está descrito aqui: https://github.com/EncontrosDigitais/bootcamp/wiki/Instalando-e-executando-o-Bootcamp
É necessário ter uma conta no Github e um computador capaz de rodar os softwares descritos no link acima
palestra
Design Generativo de Superfícies
Horário:
10:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
Uma visão geral do uso de Processing no desenvolvimento de padronagens geométricas para Design de Superfícies e as possibilidades em Arte Generativa.
Requisitos:
Curiosidade
workshop
Oficina introdutória de Processing modo Python
Horário:
14:00
Duração:
3 horas
Indicação:
iniciantes
O objetivo desta oficina é introduzir as pessoas participantes à programação criativa com Processing no modo Python (py.processing.org).
Processing é um ecossistema de ferramentas e ideias para a chamada “programação criativa”, com foco em tornar a programação acessível e inclusiva para artistas, designers, educadores e iniciantes de um modo geral. O Processing modo Python acrescenta a este ecossistema a sintaxe amigável de Python.
Alguns dos assuntos tratados nesta rápida introdução.
- Vocabulário básico de desenho e atributos gráficos;
- Primeiros passos com variáveis;
- Execução condicional (if);
- Sequencias de números e laços de repetição (loops).
Requisitos:
Não tem pré-requisitos, as pessoas participantes devem ter acesso a um computador pessoal com um navegador moderno (i.e. Chrome) e uma conexão de Internet que permita participar de uma vídeo-chamada. Devem instalar previamente o Processing com o Modo Python. Instruções para instalar o Processing com o modo Python: https://abav.lugaralgum.com/como-instalar-o-processing-modo-python/ Em caso de dificuldade com esta instalação poderá ser usada uma ferramenta online (no navegador) com a maior parte das funcionalidades.
palestra
Arte Codificada – Encerramento
Horário:
14:00
Duração:
1 hora
Indicação:
programadores com alguma prática e experientes
Live com o arte-programador e músico Jarbas Jácome, como encerramento da Web Oficina Arte Codificada, projeto contemplado pela Lei de Incentivo Aldir Blanc Bahia. A web oficina será composta de 5 vídeos publicados semanalmente entre 04 de março e 04 de Abril de 2021 e de duas lives, sendo a primeira programada para o dia 5 de março com o designer e arte-programador Tony de Marco. A ideia é encerrar a Web Oficina com a live de Jarbas Jácome, durante a programação do PCD. Na live com Jarbas Jácome serão abordados temas como estruturação e organização do código, poéticas tipográficas/textuais e o projeto de pesquisa que ele está desenvolvendo no doutorado pela UFPE, TextoTecidoPalavras.
palestra
Arte e tecnologia nas Universidades: Presença da programação criativa em grupos de pesquisa da USP e UNESP ( 2010-2021).
Horário:
15:30
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
Processing, arduino, softwares livres, programações criativas, prototipagem e práticas artísticas/poéticas com a tecnologia estão presentes também nas universidades e nos cursos de artes visuais de graduação e pós graduação. Apresentaremos esse contexto a partir das experiências com os Grupos de Pesquisa Realidades (USP, coordenado por Silvia Laurentiz, http://www2.eca.usp.br/realidades/pt/) e GIIP (UNESP, coordenado por Rosangella Leote e Fernanda Duarte, https://giippesquisa.wixsite.com/giip), comentando os processos criativos e colaborativos dos dois grupos e comentando as exposições realizadas, com uma natureza interinstitucional e interdisciplinar.
workshop
Interagindo Processing com PureData usando Open Sound Control
Horário:
17:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
Muitas vezes queremos fazer a arte visual interagir com a arte sonora, e é difícil encontrar ferramentas que contemplem as duas coisas. Então, a solução é fazer ferramentas diferentes conversarem entre si. Nesta oficina, vou explicar como fazer Processing conversar com PureData usando mensagens no protocolo Open Sound Control (OSC). Isso permite fazer sons controlados pelas dinâmicas caóticas que podemos fazer no Processing, ou, talvez, usar sons para controlar dinâmicas visuais. A oficina será ministrada online, e quem quiser participar interativamente já deve ter o Processing e o PureData instalados previamente (http://processing.org/ - eu uso a versão java / https://puredata.info/ - eu uso a versão PurrData (ou pd2lork) ). Vou abrir um canal no Hamachi também, para podermos interagir com sketches e patches diretamente pela web.
Requisitos:
Para quem quiser acompanhar interativamente, instalar o Processing e o PureData.
palestra
INTERREGNO - Metodologia de Design para Instalações interativas
Horário:
17:00
Duração:
30 minutos
Indicação:
programadores com alguma prática ou experientes
Através da apresentação do projeto INTERREGNO, realizada em 2017, o objetivo da apresentação é se aprofundar na metodologia de design utiliazada no desenvolvimento da instalação durante os 6 meses de projeto. Marcando seus desafios, avanços e estratégias criativas, é possível traçar uma jornada para que futuros artistas digitais inspirem-se a unir o planejamento a um processo experimental e colaborativo.
Segunda, 12/04
workshop
Workshop de padronagens generativas
Horário:
19:00
Duração:
1 hora e 30 minutos
Indicação:
iniciantes
Um workshop de introdução à programação criativa utilizando p5.js na plataforma OpenProcessing. Vamos criar padrões e estampas geradas dinamicamente. O workshop vai partir das formas geométricas básicas e irá abordar conceitos como iteração, transformação e funções customizadas.
Terça, 13/04
workshop
Estamparia Têxtil com Design Gerativo
Horário:
19:00
Duração:
2 horas
Indicação:
iniciantes
No workshop “Design Gerativo para Estamparia Têxtil”, a artista-programadora Monica Rizzolli apresenta seu trabalho com programação, fala um pouco sobre sua experiência artística, seu repertório e principalmente quais são as possíveis aplicações de procedimentos gerativos e linguagens como o Processing, nas artes têxteis, estamparia e design de moda. Descobriremos também as ferramentamentas e maquinários que podem ser utilizados para a impressão das estampas criadas algoritmicamente, e por último, teremos uma introdução ao Processing, seguida de um exercício prático de construção de uma estampa digital sem repetição usando um algoritmo de Wave Function Collapse algorithm.
Dinâmica do workshop: Atividade 01: Apresentação, influências e referências. Atividade 02: O que são procedimentos gerativos, como podem ser utilizados na elaboração de estampas, e quais são suas peculiaridades em relação a outros métodos de criação de estampas. Como os estampas podem ser impressas. Atividade 03: O que é Processing? O que é um algoritmo? Atividade 04: Exercício prático de elaboração de um motivo a ser utilizado em um algoritmo de Wave Function Collapse, seguido da exportação em PDF da estampa e sua impressão {opcional).
Requisitos:
Ter o software Processing instalado
Quarta, 14/04
workshop
Construção de artigos misturados com livecode através do Observable
Horário:
19:00
Duração:
2 horas
Indicação:
todos os públicos
A ideia é apresentar a plataforma Observable para desenvolvimento de cadernos de notas (notebooks) interativos. As principais características da plataforma serão apresentadas passo-a-passo, mescladas com atividades práticas. A ideia é dividir o workshop em pelo menos 2 segmentos expositivos de meia hora, com uma ou duas atividades práticas de 10 a 15 minutos. Espera-se que o público alvo possua noções de HTML e ao menos uma linguagem de programação - JavaScript, de preferência. Conhecimento de Processing e/ou p5.js é amplamente suficiente.
Quinta, 15/04
workshop
Uma outra prática de caligrafia
Horário:
19:00
Duração:
2 horas
Indicação:
iniciantes
Pegaremos o script gerado em uma noite de processing (https://github.com/arteprog/Glifos) e usaremos como ponto de partida para uma prática diferente de caligrafia. Como numa aula normal, copiaremos exemplos de glifos, só que neste caso os exemplos serão resultados desse script, e não letras do alfabeto latino.
Serão abordados os conceitos introdutórios da caligrafia - contraste por translação, ductus que formam o glifo etc - mas eles serão aplicados na prática destes glifos asêmicos.
O objetivo da oficina é desenvolver uma consciência do gestual da caligrafia que não esteja condicionada por nenhum trajeto pré-concebido como ocorre com as letras latinas. E ele será facilitado, é claro, por um programa escrito no processing.
Requisitos:
É aconselhável os participantes acessarem a oficina por dois dispositivos. Um para me observar demonstrando as letras e outro para eles filmarem eles próprios praticando, para eu observar a técnica deles e aconselhar melhoras.
Materiais necessários para participar da oficina: pena caligráfica de ponta quadrada - qualquer modelo (se não tem, tutorial para produção: https://www.instagram.com/p/CIvSPNCgm67/); papel cartolina ou canson - mínimo tamanho A3; régua, lápis, borracha; aquarela líquida ou guache bem diluído;
Sexta, 16/04
debate
Encontro inaugural da rede de cooperação e colaboração acadêmica em criatividade computacional e programação criativa
Horário:
15:00
Duração:
2 horas
Indicação:
todos os públicos
A atividade será um encontro direcionado para professores, pesquisadores e estudantes das áreas de programação criativa, tecnologias criativas ou programação criativa, com o intuito de discutir a formação de uma rede de colaboração acadêmica na área.
performance
04_3RT014
Horário:
17:30
Duração:
30 minutos
Indicação:
todos os públicos
04_3RT014 é uma webperformance audiovisual (Vjing). Tem como base o projeto musical oPróprioEsquerdo, uma série de improvisações livres utilizando presets de uma drum machine Roland MC-505. A partir desta base sonora, serão criadas, em tempo real, interações visuais em Processing no ambiente de live coding Visor.
performance
Byte sobre óleo sobre tela
Horário:
18:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
O projeto Byte sobre óleo sobre tela é uma “action paiting” maquínica executada pela CNC Zyxbot, a partir de código gerado no Processing, resultando em uma pintura a óleo em uma tela de 20x30cm. O algoritmo sorteia tamanhos de traços, profundidade do pincel e cores, gerando um G-code, que será enviado para a CNC. A Zyxbot terá um pincel no cabeçote, e cinco tons e cores de tintas, que serão escolhidas de acordo com as definições do código. A performance Byte sobre óleo sobre tela será exibida em tempo real, da geração do G-code até a pintura da tela. Como uma ação experimental, o projeto tensiona os ruídos na relação do código e materialidade, do comando numérico traduzido em movimento do pincel, investigando um modo tangível de manipulação do desenho algorítmico.
performance
CosmoVisões Fractais
Horário:
19:00
Duração:
30 minutos
Indicação:
artistas, designers e programadores iniciantes ou com alguma prática
A performance consiste em um percurso audiovisual utilizando o banco de dados de animações criadas em processing, que são sincronizadas (apesar da possibilidade de delays e erros) ao som de um baixo sintetizado com pedais criados por um dos artistas. As animações consistem em simples estudos, rascunhos feitos através de apropriações de códigos alheios, de modo a se extrair formas, cores e sensações inesperadas, transcendentes e erráticas. As animações são mixadas com alguns gifs e fotos com um tom mais naturalista, são momentos efêmeros que podem ser transcendidos por meio da geometria. O objetivo é criar sensações audiovisuais singulares e buscar possíveis sentidos em meio ao fluxo quase aleatório de signos visuais. E criar conexões ou choques entre as camadas de imagens mais abstratas (animações) em relação às mais ou menos figurativas (gifs e fotos). Duração: 20 min
workshop
Desenho por equações
Horário:
19:30
Duração:
1 hora
Indicação:
programadores iniciantes e com alguma prática
Processing é uma linguagem voltada para artes e desta forma se aproxima de alguma forma da linguagem humana facilitando nossa vida na geração de códigos de programação. Por outro lado como toda linguagem de programação de alto nivel, não deixa visível as equações que compõem seu resultado grafico. Desenho com equações, procura demonstrar de forma pratica como essas equações podem também gerar formas das simples as mais complexas através do Processing.
Sábado, 17/04
workshop
Criação visual a partir de funções matemáticas
Horário:
09:00
Duração:
2 horas
Indicação:
iniciantes
A oficina possui dois momentos: No primeiro, veremos como criar gráficos de funções matemáticas elementares usando a biblioteca de javascript p5; No segundo momento exploraremos esses gráficos de forma criativa, trabalhando com animações e interações.
Requisitos:
A oficina usará o editor online ofertado pelos desenvolvedores de p5js. Os interessados deverão ter acesso ao editor, preferencialmente usando um computador (desktop ou laptop) com acesso à internet
palestra
Programas designers
Horário:
10:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
Nessa palestra Burnier vai compartilhar sua pesquisa sobre o desenvolvimento de ferramentas que fazem design - programas designers. Todo designer é um programador. Um manual de identidade visual, por exemplo, é um programa - escrito por designers, para outros designers lerem. Será que podemos traduzir identidades visuais em programas que geram layouts, programas designers? O designer humano cria o designer bot, que gera o layout. Quem é o designer então? Nós, ou o programa?
sprint
pyp5js
Horário:
11:00
Duração:
2 horas
Indicação:
programadores com alguma prática
O pyp5js é uma projeto que criei para permitir as pessoas a praticarem a programação criativa no navegador mas utilizando Python ao invés de Javascript e p5.js. Nesta atividade, gostaria de apresentar o projeto, sua história, discutir issues e abrir para a colaboração de pessoas da comunidade. Penso que existem 2 tipos de contribuições possíveis e que, dessa forma, tornam o sprint mais acessível para pessoas não programadoras:
-
Contribuir com o projeto aumentando a galeria de exemplos - nesse caso as pessoas seriam convidadas a fazerem um fork do projeto, rodarem nas suas máquinas e abrirem um pull request adicionando um novo exemplo. Penso que esse processo também pode ser bom para pessoas sem familiaridades com o git e github poderem experimentar e se aproximarem do processo;
-
Contribuir com o projeto resolvendo bugs ou adicionando features - aqui já é um formato de contribuição mais tradicional do fazer software livre.
showcase
Showcase Grupo Realidades ECA USP
Horário:
11:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
O grupo de pesquisa Realidades (ECA USP) apresenta sua produção artística dos últimos 11 anos, discutindo o uso da plataforma Processing em seus processos criativos. Será apresentada uma cronologia de instalações interativas, objetos, interfaces e realidade aumentada, seus conceitos e técnicas, demonstrando diferentes usos da plataforma Processing em contexto acadêmico e artístico de uma universidade brasileira.
workshop
Machine Learning para Curiosos
Horário:
14:00
Duração:
2 horas
Indicação:
todos os públicos
Neste workshop aprenderemos como funciona um processo básico de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) de forma prática, utilizando ferramentas web como Teachable Machine, ML5js e P5js. Estas ferramentas permitem a criação e uso de modelos que reconhecem padrões em imagens e sons, gerando novos tipos interações como detecção de expressões faciais e posições corporais, ou reconhecimento de comandos de voz. Como experimento prático, controlaremos um jogo a partir de webcam, utilizando gestos ou desenhos. Primeiro criaremos conjuntos de dados para um processo de aprendizado supervisionado. Depois treinaremos modelos classificadores a partir desses dados, que serão testados e refinados até atingirem boa performance. Finalmente, exportaremos nossos modelos para controlarem um jogo na web.
Requisitos:
Ter um computador/notebook de configurações razoáveis, com webcam e microfone, conectado à internet e com navegador moderno para trabalhar com as seguintes ferramentas:
- https://teachablemachine.withgoogle.com/ + conta no Google Drive para salvar projetos
- https://editor.p5js.org/ + conta na plataforma para salvar seus códigos
palestra
Cupins, Biologia e Ensino Médio
Horário:
14:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
O objetivo desta palestra é apresentar o uso do Processing em áreas como a biologia e a ecologia. Também vou compartilhar alguns projetos que estão em desenolvimento, buscando englobar biologia e programação no ensino médio.
workshop
C & SDL para Processeiros
Horário:
16:00
Duração:
1 hora
Indicação:
programadores experientes
Pergunta-se muito sobre linguagens e plataformas para se aprender depois do Processing. Enquanto o Processing não deixa de ser uma ferramenta bem adequada em diversos contextos profissionais, existem, claro, varias razões para se migrar para outras ferramentas. O C é o latim da programação moderna, a grande maioria das linguagens mais usadas hoje deriva a sua sintaxe de lá. Mas, ao contrário do latim, o C retém sua posição até hoje como um industry standard para aplicações de alta performance. Esse status pode deixar o explorador da programação um tanto intimidado. Na verdade hoje não há tantas barreiras para aprender e usar o C de modo tão dinâmico e criativo quanto usamos o Processing.
codejam
Desembrulhando o Paper.js
Horário:
16:00
Duração:
2 horas
Indicação:
programadores com alguma prática ou experientes
Em um ambiente colaborativo, pretendo conduzir um CodeJam com interessados em explorar o framework Paper.js, com que venho desenvolvendo trabalhos recentemente. Paper.js é um framework open source que roda em cima de um Canvas em HTML5. Ele oferece uma plataforma rica em recursos para criação e manipulação de vetores gráficos e curvas de bezier.
Lightning Talks
Horário:
18:00
Duração:
1 hora
Indicação:
todos os públicos
Lightning Talks, ou melhor, os Relâmpagos, já são uma tradição da nossa comunidade. Cada participante se inscreve na hora para falar rapidamente de algum assunto relacionado à programação criativa, sobre seus trabalhos, sobre alguma referência legal que viu por aí, é bem livre! A única regra é que cada apresentação deve acontecer dentro de 5 minutos, e ao final da cronometragem, todos batem palmas!
Todos os dias
curso
Integração audiovisual via protocolo OSC com Processing e Pure Data
Data:
todos os dias, de 11 a 17/04
Horário:
19:00
Duração:
7 encontros de 2 horas
Indicação:
programadores com alguma prática ou experientes
Pure Data(PD) é uma linguagem visual de programação, baseada em diagramas que ilustram fluxos de dados, open-source e dedicada em grande medida a aplicações de áudio. Esta atividade abordará aspectos gerais da sintaxe do programa, além de exercícios práticos de programação de áudio, para integrá-lo ao Processing , aproveitando o que cada programa oferece de melhor para criar sistemas audiovisuais generativos e responsivos à interação de usuários. A implementação desta interface será feita via protocolo OSC (Open Sound Control), portanto, também focaremos nossa atenção em entender como funciona a comunicação em tal protocolo. Esta atividade tem duração de 7 dias. Será ministrada online das 19h00 às 21h00.
Conteúdo programático
1º módulo - Pure Data
- Representação digital do som
- Taxa de amostragem
- Bitdepth
- Programação e sintaxe do Pure Data
- Osciladores e Formas de Onda
- Técnicas de modulação: LFO, AM, PWM, FM
- Sequenciadores
- MIDI no Pure Data
- Envelopes
- Filtros
2º módulo - Processing
- Sintaxe do Processing
- Expressões Booleanas
- Loops
- Funções e Objetos
- Programação orientada a objetos
- Array
- Imagem e video
3º módulo - Protocolo OSC e Algoritmos generativos
- Estrutura do protocolo OSC
- Integração entre Pure Data e Processing
- Cadeia de Markov
- Random
- Perlin Noise
- Fractais
- Estratégias de composição musical generativa
- Sonificação
Requisitos:
Os participantes devem ter acesso a um computador que possa produzir gráficos e som e com internet.