Textos
Nesta página você encontra textos acadêmicos e técnicos produzidos por membros da comunidade brasileira. Trata-se de um espaço de divulgação de pesquisas brasileiras na área da programação criativa.
Textos acadêmicos
Design Generativo - Estudo exploratório sobre o uso de programação no design
Anderson Koyama
Atualmente, o uso de novas tecnologias influencia diretamente o processo de criação do designer. A programação é uma destas ferramentas e vem sendo utilizada, por exemplo, em aplicações do design que tem sido chamadas de Design Paramétrico e Design Generativo. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo exploratório sobre a influência da programação no processo de design e em sua linguagem visual. Para atingir esse objetivo, foi levantado um histórico desta prática, traçado um panorama de projetos da atualidade e foram realizadas experimentações práticas que exploraram as possibilidades e potencialidades deste modo de fazer design na área visual. Estas explorações revelaram pontos importantes do processo de design que envolve a programação. Pontos esses que discutimos neste trabalho e que nos permitiram compreender melhor como se dá esta prática.
Apontamentos Sobre Arte Computacional e a Web em seus Pontozeros
Artur Cabral
A dinâmica da cultura na rede mundial de computadores desafia e movimenta múltiplos aspectos sociais, inclusive as articulações sensíveis e poéticas. Esse texto busca explorar a trajetória dos fenômenos da Web em seus vários estágios e fazer alguns apontamentos de como a arte dialoga com essas mudanças, mediante a apresentação de alguns trabalhos artísticos. Dentre os trabalhos aqui relatados, apresentamos também as obras desenvolvidas no contexto do laboratório de pesquisa em arte computacional (MediaLab/UnB) intituladas “Prece_” e “Flores de Plástico não Morrem”. Ambas concebidas a partir do diálogo poético com os paradigmas relacionados à Web.
O Audiovisual e a Tecnologia como Poética: Uma Análise do Processo
Frê Vidovix
Memorial descritivo sobre a trajetória de descoberta, exploração e então, a realização e exposição de uma obra audiovisual, que se baseia no uso do Processing, em um festival internacional, o FILE (festival internacional de linguagem eletrônica).
Textos técnicos
Desenhando com p5, canvas e SVG
Claudio Esperança
Artigo técnico de introdução em como programar utilizando P5, Canvas, ou SVG dentro da plataforma Observable.
As formas mais fáceis de se utilizar Processing no Observable
Guilherme Ranoya
Artigo técnico contendo instruções e demonstrações de como utilizar, de forma simples, as três modalidades de Processing (java, P5 e python) dentro da plataforma Observable. O texto tem como objetivo viabilizar o uso destas tecnologias na plataforma, e estimular a produção textual com programação incorporada para a produção de artigos sobre tecnologias criativas.
Ambiente P5 no Observable
Guilherme Ranoya
Artigo técnico explicando a utilização de instâncias P5 dentro do Observable e as peculiaridades da programação neste formato.
Diferenças na sintaxe que você está acostumado a usar em Javascript para programar no Observable
Guilherme Ranoya e Claudio Esperança
Artico técnico destrinchando as peculiaridades da programação javascript dentro da plataforma Observable, e, em especial, as pequenas mudanças sintáticas que precisam ser observadas neste contexto.
O que se faz no Observable, não fica só no Observable
Guilherme Ranoya
Artigo técnico explicando como aproveitar o Observable como uma plataforma de desenvolvimento web e aproveitar aquilo que foi criado dentro dele em outros sites de maneira mais integrada.