Textos

Nesta página você encontra textos acadêmicos e técnicos produzidos por membros da comunidade brasileira. Trata-se de um espaço de divulgação de pesquisas brasileiras na área da programação criativa.

Textos acadêmicos

Design Generativo - Estudo exploratório sobre o uso de programação no design

Anderson Koyama

Atualmente, o uso de novas tecnologias influencia diretamente o processo de criação do designer. A programação é uma destas ferramentas e vem sendo utilizada, por exemplo, em aplicações do design que tem sido chamadas de Design Paramétrico e Design Generativo. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo exploratório sobre a influência da programação no processo de design e em sua linguagem visual. Para atingir esse objetivo, foi levantado um histórico desta prática, traçado um panorama de projetos da atualidade e foram realizadas experimentações práticas que exploraram as possibilidades e potencialidades deste modo de fazer design na área visual. Estas explorações revelaram pontos importantes do processo de design que envolve a programação. Pontos esses que discutimos neste trabalho e que nos permitiram compreender melhor como se dá esta prática.

Anderson Koyama: Designer multidisciplinar com formação em design industrial interessado no desenvolvimento de soluções físico-digitais de produtos e serviços, a fim de proporcionar experiências de impacto positivo em diferentes segmentos. Entusiasta do creative coding, se interessa por tecnologias emergentes, experimentando até onde o processo criativo pode ir e testando todas as possibilidades que podem surgir dele, combinando dados com abordagem generativa.

Apontamentos Sobre Arte Computacional e a Web em seus Pontozeros

Artur Cabral

A dinâmica da cultura na rede mundial de computadores desafia e movimenta múltiplos aspectos sociais, inclusive as articulações sensíveis e poéticas. Esse texto busca explorar a trajetória dos fenômenos da Web em seus vários estágios e fazer alguns apontamentos de como a arte dialoga com essas mudanças, mediante a apresentação de alguns trabalhos artísticos. Dentre os trabalhos aqui relatados, apresentamos também as obras desenvolvidas no contexto do laboratório de pesquisa em arte computacional (MediaLab/UnB) intituladas “Prece_” e “Flores de Plástico não Morrem”. Ambas concebidas a partir do diálogo poético com os paradigmas relacionados à Web.

Artur Cabral: Artista computacional mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, doutorando bolsista CAPES também na Universidade de Brasília. Atualmente faz parte da equipe do Medialab/UNB, onde em suas pesquisas explora a relação arte e a computação em por meio de interfaces e poéticas computacionais.

O Audiovisual e a Tecnologia como Poética: Uma Análise do Processo

Frê Vidovix

Memorial descritivo sobre a trajetória de descoberta, exploração e então, a realização e exposição de uma obra audiovisual, que se baseia no uso do Processing, em um festival internacional, o FILE (festival internacional de linguagem eletrônica).

Frê Vidovix: Artista visual licenciado pela Faculdade de Artes do Paraná e músico atuante na cena local independente. Foca seus esforços em entender a relação da arte com a tecnologia. Seus trabalhos trazem o aleatório e a abstração como recursos análogos à nossa forma de perceber e sentir o mundo, pois encontra nesses conceitos, maneiras de desafiar nossas convicções fundamentais, influindo em nossa percepção e entendimento perante a vida

Textos técnicos

Desenhando com p5, canvas e SVG

Claudio Esperança

Artigo técnico de introdução em como programar utilizando P5, Canvas, ou SVG dentro da plataforma Observable.

Claudio Esperança: Professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa em Computação Gráfica desde 1990. Observable Ambassador.

As formas mais fáceis de se utilizar Processing no Observable

Guilherme Ranoya

Artigo técnico contendo instruções e demonstrações de como utilizar, de forma simples, as três modalidades de Processing (java, P5 e python) dentro da plataforma Observable. O texto tem como objetivo viabilizar o uso destas tecnologias na plataforma, e estimular a produção textual com programação incorporada para a produção de artigos sobre tecnologias criativas.

Guilherme Ranoya: Professor e pesquisador do departamento de design (dDesign) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lider do grupo de pesquisa integrada em design e computação (D+C), e membro dos grupos de pesquisa em experimentação e inovação em arte, tecnologia e criatividade (MusTIC), do grupo de pesquisa em design da informação (DI/PPGDesign) e do consórcio de pesquisa realmente aplicada em inteligência artificial (PRAIA).

Ambiente P5 no Observable

Guilherme Ranoya

Artigo técnico explicando a utilização de instâncias P5 dentro do Observable e as peculiaridades da programação neste formato.

Guilherme Ranoya: Professor e pesquisador do departamento de design (dDesign) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lider do grupo de pesquisa integrada em design e computação (D+C), e membro dos grupos de pesquisa em experimentação e inovação em arte, tecnologia e criatividade (MusTIC), do grupo de pesquisa em design da informação (DI/PPGDesign) e do consórcio de pesquisa realmente aplicada em inteligência artificial (PRAIA).

Diferenças na sintaxe que você está acostumado a usar em Javascript para programar no Observable

Guilherme Ranoya e Claudio Esperança

Artico técnico destrinchando as peculiaridades da programação javascript dentro da plataforma Observable, e, em especial, as pequenas mudanças sintáticas que precisam ser observadas neste contexto.

Guilherme Ranoya e Claudio Esperança: Guilherme Ranoya e Claudio Esperança são professores das universidades UFPE e UFRJ, e ambos trabalham com visualização de dados e programação como suporte das visualidades gráficas.

O que se faz no Observable, não fica só no Observable

Guilherme Ranoya

Artigo técnico explicando como aproveitar o Observable como uma plataforma de desenvolvimento web e aproveitar aquilo que foi criado dentro dele em outros sites de maneira mais integrada.

Guilherme Ranoya: Professor e pesquisador do departamento de design (dDesign) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lider do grupo de pesquisa integrada em design e computação (D+C), e membro dos grupos de pesquisa em experimentação e inovação em arte, tecnologia e criatividade (MusTIC), do grupo de pesquisa em design da informação (DI/PPGDesign) e do consórcio de pesquisa realmente aplicada em inteligência artificial (PRAIA).